quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Exposição 'Pérolas - joias de encher os olhos'

A Uber47 conferiu a Exposição Pérolas que está rolando no Museu de Arte Brasileira – FAAP

Pérolas_2
Exposição Pérolas é de encher os olhos e como o próprio nome já diz é uma amostra inteirinha sobre pérolas (com duração de cerca de 1 hora).  Eram Símbolo de pureza, perfeição, riqueza e em algumas culturas, como a da China é até hoje símbolo de sabedoria.
O que pouca gente sabe é que a Pérola não se origina de um grão de areia (pois é!).  Na verdade, ela se forma quando um parasita entra dentro da ostra e ela para se defender, expele uma substância que imobiliza e mata o intruso, ficando para sempre ali alojado.
Dependendo do tamanho da ostra e do parasita, a pérola terá diferentes tamanhos, mas sempre de forma proporcional.
Normalmente, o formato é redondo, mas pode acontecer de adquirir diferentes formatos, como é o caso da ostra abaixo que o invasor era um pequeno peixe e por isso a pérola se formou em volta dele.perola_3
As cores também são de acordo com a ostra, se ela for bicolor a pérola se formará de acordo com a cor do lugar que o intruso foi envolvido e dependendo de que cor for, mas rara a pérola é. E se por acaso ela não se formar na “carne” da ostra, a pérola terá de ser cortada originando “meias” pérolas que podem vir a ser complemento de anéis, por exemplo.
Na mostra também é possível conferir como é realizada a pesca, sendo hoje em dia quase inexistente (para a natural), pois a pérola demora muito tempo para se formar (cresce apenas 1 mm por ano!) e é bem difícil de encontrar. Antigamente, a pesca era realizada por escravos, que tinham que descer mais de 10 m de profundidade sem equipamentos e por isso, quase sempre chegavam à velhice surdos ou cegos, pois a pressão da água afetava seus sistemas.
A forma atual de produzir pérolas, chamada de “Cultivo” ela é mais controlada (para cor e tamanho) e um pouco mais rápida do que naturalmente. O Cultivo de pérolas começou no Japão pelas mãos do famoso Joalheiro Mikimoto e mais tarde, dois irmãos japoneses finalizaram esse estudo iniciando uma produção maior de cultivo de pérolas. É possível produzir as pérolas em águas salgadas e doces, sendo essas cultivadas atualmente na China, com uma produção bem maior e custo mais baixo. Mesmo assim são lindas.
Toda a Exposição Pérolas é apresentada em cofres originais da Indonésia do séc. 18. Reparem neles porque são lindos!
Também é possível ver Raios X das pérolas dentro das conchas, Joias indianas compostas de ouro, pérolas e diamante, Joias do período Bizantino, Idade Média e usadas por aristocratas. Além de Joias criativas e originais, produzidas com materiais diferenciados como crina de cavalo, ossos, penas do Martim Pescador e uma linda coleção chamada “Frozen“, inspirada na Neve.
Outro destaque são as Joias usadas por celebridades, como o famoso brinco de pérolas de Elizabeth Taylor, uma tiara usada pela Lady Di, emprestada à ela pela Condessa Raine Spencer, a coroa da filha da Imperatriz Sissi, o maravilhoso broche surrealista com formato de boca de Salvador Dalí, um maravilhoso medalhão presenteado para Lady Burgoine pela Imperatriz Eugénie como forma de gratidão por tê-la ajudado a escapar da França em um período de necessidade, entre outras!
exposição pérolas    exposição pérolas   
Exposição Pérolas fica em cartaz até dia 28 de Setembro no Museu de Arte Brasileira – FAAP , R. Rua Alagoas, 903 e é Gratuito!
Nós fomos e recomendamos! A exposição e a joias estão lindas! E se puder, aproveite uma visita guiada, pois vale a pena!

Imagens retiradas do Catálogo e do Site da Exposição.
Fonte:   uber47.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário